Chitata nosso piano Manual, nossa cultura, nossa identidade

chitataA CHITATA é um tipo de piano de mão, que faz parte dos instrumentos idiófonos afinados

Viage para nosso belo Moçambique e conheça a nossa cultura, purifica seu espirito e renove as forças.

Sobre a Chitata

É constituído por uma tábua de madeira ou cavalete, na qual estão fixadas várias palhetas de ferro através de um ou mais travessões metálicos.

O cavalete é colocado sobre ou dentro de uma cabaça, que serve de caixa-de-ressonância. O tocador, metendo as mãos dentro da cabaça, utiliza os dois polegares e, o indicador da mão direita para dedilhar as palhetas. Também se podem pôr na cabaça chocalhos ou tampinhas para produzir mais sons.

Podemos encontrar este instrumento espalhado por todo o Centro e Norte de Moçambique, com algumas variações tanto no nome como na forma.

Nas províncias nortenhas Cabo Delgado, Nampula e Niassa, entre os macuas, é vulgar o uso da chitata. No entanto, na província da Zambézia, centro do país, este instrumento toma a designação de CASSASSE.

Ainda na zona centro, província de Tete, a chitata é conhecida por SANSI. Existe também a KALIMBA, em que a boca da cabaça é coberta por uma pele de animal.

Também é concebida em outras províncias, Manica e de Sofala, centro do país, como  MBIRA e em Inhambane, província do sul do país, na localidade de Mabote, é tida  como MALIMBA.

A chitata acompanha normalmente canções.

Share This