As línguas mais faladas no mundo lusófono são o Umbundu, Kimbundo e Emakua

  • Category: Notícias
  • Published: Tuesday, 30 July 2013 11:53

Não contando com a língua portuguesa as línguas mais faladas e pertencentes a todo o mundo lusófono são o Umbundo, Angola (>4 milhões), Kimbundo, Angola (>3 milhões) e Emakua, Moçambique (2,5 milhões).

Existem centenas de línguas nacionais, nativas, dialetos, crioulos e outras categorias linguísticas, nos países que falam português, todavia infelizmente a maioria já caiu em desuso ou tem poucos falantes.

Resultado da extrema diversidade, e ao contrário de muitos outros países qualquer uma destas línguas nacionais de Angola e Moçambique são minoritárias face à sua população total, pois existem mais de 10 línguas com mais de 1 milhão de falantes, que apesar em estarem nos primeiros 4 lugares neste posicionamento, têm uma posição bastante baixa nas línguas mais faladas a nível mundial, e até mesmo nas línguas africanas onde nem sequer figuram nas vinte primeiras posições.

Não queremos dizer com isto que estas línguas específicas, e mais uma mão cheia delas que são faladas por mais de 1,5 milhões de pessoas, são pouco relevantes, atendendo que por exemplo, o norueguês é falado por 5 milhões.

Não descurando o trabalho que tem vindo a ser feito até hoje, pensamos que todos os países da lusofonia, e não apenas Angola e Moçambique,  deveriam cuidar melhor do seu património linguístico, que comparativamente a outras línguas, vai pouco além da tradição oral e algumas obras e estudos, que têm evoluído bastante nos últimos tempos, por nacionais, lusófonos e cidadãos do mundo em geral. A este nível, o crioulo caboverdiano (> 1 milhão) tem muito mais dinamismo, identidade e visibilidade.

Share This